segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Expressão facial na dança.

A Expressão Facial na História da Dança.

Na História da Dança, a expressão facial segue a sua evolução, tendo adquirido um papel cada vez mais importante, conforme a dança foi caminhando para uma autonomia em relação ao teatro e à palavra, não estando, no entanto, sempre presente conscientemente e, por vezes, sendo até preterida, em relação à expressão corporal.
Pode-se até distinguir entre uma dança de expressão corporal e uma outra, de expressão facial. A primeira, é particularmente evidente em danças de carácter ritual, em que a expansão física de energia é o objectivo principal. Por exemplo, nos rituais ditirâmbicos, em que as ménades se agitam sob um estado de extâse, sentindo a embriaguez divina de Diónisos e expulsando dos corpos movimentos viscerais, sem qualquer expressão consciente, a não ser a sua paixão pelo Deus. Já nos anfiteatros gregos, o coro e as suas máscaras, parecem significar uma valorização do rosto, enquanto veículo de expressão, que, neste caso, se quer homogeneizar e neutralizar, para depois se evidenciar ainda mais o primeiro ator. Este, ao "despir" a máscara, acentua a sua identidade e representa o início da evolução da tragédia grega.
A dança de expressão facial, deriva de signos que se querem transmitir, são a expressão consciente da emoção e das ideias, e está muito relacionada com o teatro. Neste sentido, pode dizer-se que este género se situa entre a dança ritual e o teatro,derivando e adoptando elementos do género teatral. No entanto, esta dança que designo por dança de expressão facial, torna-se mais evidente muito posteriormente, evoluindo paralelamente à dança que se designa por clássica, ganhando umpapel fundamental na dança moderna e contemporânea.
Oi pessoal eu gostei muito deste texto vou colocar o site se vocês quiserem dar um olhadinha esta ai: http://www.cultkitsch.org/cultura/danca/rosto_da_danca_files/rosto_da_danca.htm#3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
©2007 Por Templates e Acessorios